Um projeto focado na preservação de uma bacia hidrográfica no Distrito Federal ficou em 2º lugar no concurso “Water ChangeMaker Awards”, realizado pela Parceria Global pela Água (GWP na sigla em inglês) e que reconhece iniciativas que promovem a sustentabilidade. O “Produtor de Água do Pipiripau” (veja detalhes abaixo) foi o único representante do Brasil entre os 12 finalistas.
Ao todo, a iniciativa concorreu com outros 349 projetos, de 80 países. A escolha dos vencedores ocorreu por meio de um júri técnico e por votação popular pela internet. A iniciativa brasileira conquistou mais de 12 mil votos.
Para Wendel Lopes, coordenador do projeto, chegar até a segunda posição é um “grande feito”. “É sinal de que estamos no caminho certo, e torna importante a divulgação para que outros lugares se inspirem em ações socioambientais”, afirma.
O resultado final foi anunciado na segunda-feira (25), durante a Cúpula Internacional de Adaptação ao Clima (CAS) 2021, na Holanda. O projeto ficou na segunda posição, junto com uma iniciativa mexicana. O primeiro lugar foi para uma proposta que restaura bacias hidrográficas na Filipinas.